Tamanduaí

tamanduai.jpg (30555 bytes)

Que bicho mais esquisito é este? Ele é pouco maior que um esquilo, mas se assemelha a um preguiça. Trata-se do tamanduaí (Cyclopes didactylus) ou tamanduá-anão, a menor espécie de tamanduá do mundo. Muito raro de se ver, ele passa os dias dormindo, enroscado no alto das árvores. Utilizando sua cauda preênsil, ele se movimenta somente à noite, para escavar ninhos de formigas e cupins, seus únicos alimentos. Mesmo assim, nunca desce ao chão.

Devido à essa sua vida reclusa, pouco se conhece dos hábitos deste animal, tanto que há pouquíssimas fotografias dele na natureza. Além disso, o que dificulta ainda mais os estudos é o fato de nenhum zoológico do mundo ter um tamanduaí em sua coleção, pois ele dificilmente consegue sobreviver em cativeiro.

O pouco que se sabe deve-se a algumas observações em seu habitat natural, as florestas tropicais. Ele vive basicamente sozinho, com exceção da época do acasalamento e o período em que o filhote único depende de cuidados especiais. No começo, é alimentado com leite da mãe e depois com uma papa de insetos regurgitada pelos pais.

Apesar dessa aparente fragilidade, ele sabe se defender muito bem dos predadores naturais, utilizando suas garras fortes e recurvadas. No entanto, o tamanduaí tem um inimigo contra o qual não consegue lutar, o homem. Devido aos enormes desmatamentos na Floresta Amazônica, ele está perdendo rapidamente seu habitat, não conseguindo também se deslocar para outras regiões mais inóspitas, uma vez que se movimenta muito lentamente.

 

Voltar

 

Home         Animais         Outras Formas de Vida        Paisagens         Quem Sou Eu        Contato         English